Você conhece quais são os tipos de pisos laminados disponíveis no mercado hoje?
Sem dúvidas não se trata de uma pergunta simples, pois cada vez mais encontramos variados modelos de laminados. Podemos, no entanto, dividir todos os modelos em quatro
categorias: modos de instalação, superfícies, classificação AC e preços. Veja um a um para compreender melhor a categoria.
Modo de instalação
A primeira diferença significativa entre os tipos de pisos laminados é a que diz respeito à instalação. Basicamente, contamos com um tipo de instalação: o encaixe.
● Encaixe: Grande parte dos pisos laminados disponíveis hoje possui uma instalação sem cola, feita por meio de uma trava de clique. Alguns deles possuem uma almofada pré-fixada, que facilita ainda mais a instalação.
Superfície
As superfícies dos tipos de pisos laminados também são variadas, e podemos agrupá-las em dois conjuntos para podermos entender melhor:
● Suaves: Os pisos suaves possuem um acabamento liso e um acabamento de verniz, que se assemelha à madeira. Além disso, você encontra tipos de piso laminados
suaves mais ou menos brilhantes.
● Relevos: Os tipos de piso com relevos são variados: texturizados, afligidos, gravados. Eles são mais práticos e combinam com designs mais elaborados.
Esses são os dois tipos de pisos laminados básicos no que diz respeito à superfície, mas existem diversos. Além disso, o mercado constantemente traz novas superfícies e texturas, por isso é importante conhecer atualmente as que estão em alta.
Classificação AC
Outro quesito fundamental para entender os tipos de pisos laminados é a classificação AC, sigla que significa, em inglês, “Abrasion Class”, ou Classe de Abrasão.
Ou seja, a classificação é feita a partir da capacidade de resistência ao desgaste. Existe, então, uma modelo com as siglas AC1, AC2, AC3, AC4 e AC5, que dividem os pisos em
tipos residenciais e comerciais, e de uso intenso ou moderado. Para ficar mais claro, veja:
● AC1: Uso residencial, tráfego leve.
● AC2: Uso residencial, tráfego moderado.
● AC3: Uso residencial, tráfego intenso.
● AC4: Uso comercial, tráfego moderado.
● AC5: Uso comercial, tráfego intenso.
O piso AC3, por exemplo, é muito vendido para ambientes residenciais, em corredores, halls e locais onde circulam muitas pessoas. Em ambientes empresariais de tráfego constante, como salão de hotéis, por exemplo, o AC5 é o mais eficiente.
Preços
Por fim, não deixemos de falar dos preços. Evidentemente, eles são outra forma de dividir os pisos laminados, ainda que o valor esteja dependendo dos outros fatores mencionados. Por exemplo, quanto maior a classificação AC, maior será o preço do piso.
O mais indicado é escolher em termos de custo-benefício: avaliar a instalação, a manutenção, a durabilidade e a classificação AC. Dessa forma você consegue escolher o
melhor piso para o projeto que tem em mente. Convidamos você para conhecer algum de nossos pisos laminados, que podem ser avaliados no link:
Conheça nossos modelos de pisos laminados
Além disso, você pode conversar com um de nossos atendentes para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre os tipos de pisos laminados disponíveis em estoque.