Todo projeto que vamos realizar em casa exige certo nível de pesquisa para tomarmos a decisão correta. A regra vai desde os materiais utilizados em construção às lojas em que comprar, passando, claro, pelos pisos. Saber como escolher pisos de qualidade não é uma tarefa complexa, contudo é necessário pesquisar e conhecer os modelos disponíveis.
A escolha dos pisos, assim como de outros materiais de construção e reforma, deve ser baseada em qualidade, mas não devemos esquecer o nosso contexto. Afinal, o critério de qualidade pode variar de acordo com o objetivo do seu projeto.
Para escrever esse post, consideramos, então, três fatores fundamentais: ambiente,
marcas e resistência. Vamos lá! Veja abaixo as dicas sobre como escolher pisos de qualidade.
Ambiente
O primeiro passo é pensar na finalidade do projeto. Você vai instalar piso em quais
ambientes da casa? Cada área depende de alguns critérios. Por exemplo, áreas mais
íntimas, como quartos e salas, precisam de pisos aconchegantes. Já banheiros e cozinha exigem pisos que sejam resistentes a água e que tenham uma manutenção facilitada.
Além disso, os ambientes variam no que diz respeito à circulação de pessoas. Um corredor precisa de pisos mais resistentes, uma vez que é uma área onde transitam muitas pessoas.
Portanto, considere esses fatores para “entender” a qualidade que você deseja buscar.
Resistência
A resistência à abrasão é um critério fundamental para decidir por um piso durável. Ela é medida não só em termos de durabilidade, mas também de eficiência. Assim, quanto maior a sua resistência à abrasão, maior é a capacidade de ser utilizado dentro de sua finalidade durante o maior tempo possível.
Para isso, foram criadas algumas classificações para as linhas de materiais de construção. No que diz respeito aos pisos, a principal é a AC, sigla para Abrasion Class. AC1 é o piso mais leve, indicado para uso em casa. Já o AC5 é o piso mais resistente, pois é usado em áreas comerciais de grande circulação. Veja a tabela:
● AC1: Uso residencial, tráfego leve.
● AC2: Uso residencial, tráfego moderado.
● AC3: Uso residencial, tráfego intenso.
● AC4: Uso comercial, tráfego moderado.
● AC5: Uso comercial, tráfego intenso.
Marcas
Ao conhecer mais sobre pisos, é natural que você passe a ter contato com as principais marcas do mercado. Com isso, você já tem um bom caminho para escolher pisos de qualidade. Você pode visitar os sites das empresas e pesquisar sobre clientes que já utilizaram os produtos dessas marcas, por exemplo.
Além dessa pesquisa, que pode ser feita na internet, não deixe de considerar fatores
específicos para seu caso. Por exemplo, se você ou alguém da sua família possui alergia, é ideal tomar decisões com base nisso. Você pode escolher, por exemplo, o piso vinílico, por ser antialérgico e de fácil limpeza e manutenção. Veja nosso artigo específico sobre isso:
Vantagens dos pisos vinílicos
Além disso, é fundamental que você converse francamente com os atendentes. Ao falar sobre seu projeto e os objetivos do piso, eles irão fornecer excelentes informações para seu projeto. Tire suas dúvidas e esclareça as principais preocupações.
Como dica extra para escolher pisos de qualidade, conte com as melhores lojas
revendedoras para ter certeza de que está obtendo informações de especialistas. A
Evolução Pisos fornece a você atendimento personalizado, à altura do seu projeto.